ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


Programa de Açudagem contempla 8 produtores em Mariana

Publicado em 13/12/2019, Por Assessoria de Imprensa

O programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR, com apoio da EMATER/RS e prefeitura de Mariana Pimentel, concluiu o trabalho da construção de oito açudes para os produtores rurais do município, nesta semana.

Em Mariana Pimentel, vinte dias foram necessários para a construção dos oito açudes, um deles ainda nos últimos ajustes, em média 25 horas máquina para cada produtor, conforme previsto pelo programa que já envia para os municípios o número de açudes para construção. Cabe salientar que os municípios contemplados são os mesmos que possuem o decreto de emergência aprovado pela Defesa Civil Estadual por conta dos períodos de escassez de chuvas período, 2017/2018. Os açudes são destinados para irrigação das propriedades.

A EMATER/ASCAR responsável pelos projetos dos oito contemplados, fez a escolha utilizando o critério da documentação da propriedade em dia, incluindo as licenças necessárias, documentos exigidos para participação no programa.

O casal João Batista da Silva Ambos e Claudete das Neves Ambos, plantadores de fumo, residentes da linha Saint Brisson contam que com a chegada do açude vai melhorar muito para a produção que hoje ocupa 4 hectares dos 12 e meio da propriedade, inclusive a ideia é colocar uns peixes no açude como alternativa de produção de subsistência, bem como, batata, feijão e outros produzidos para consumo próprio.

- Antes a gente tinha que esperar a água do arroio, banhar a lavoura para depois fazer alguma reserva de água, agora vamos ter água na porta da casa, comemoram.

Foram contempladas também as localidades ,Saint Brisson, 2 açudes, Potreiro Grande, 1, Vitorino Monteiro, 2, José Avaristo 2 e Linha do Registro, 1. O próximo passo do projeto é o cumprimento da contrapartida dos produtores que precisam colocar grama e organizar o entorno do açude conforme termo de compromisso assinado. A SDR irá fiscalizar o processo até o seu cumprimento total.

Atualmente a EMATER em parceria com o município, através da secretaria de agricultura atende 197 famílias, sendo a meta de atendimento 150 por técnico, a técnica extensionista, Fernanda Correa está em contato com os produtores diariamente, dá suporte, cria e acompanha os projetos em andamento.





Compartilhar: FACEBOOK