Na manhã desta segunda-feira, 05 de setembro, Cavalarianos Marianenses com apoio do CTG Juca Neves e Piquetes, Cerro Negro e Santa Mônica recepcionaram a Centelha da Chama Crioula que chegou ao município através da Associação Cultural Cavalgada da Chama Crioula em uma solenidade em frente ao Paço Municipal. O evento de acolhida é uma realização da Prefeitura de Mariana Pimentel através da SMEC.
O convidado, Patrão da Associação Cultural Cavalgada da Chama Crioula, Ubiratã Ricardo da Silva, agradeceu pela acolhida e pelos anos de parceria com o município de Mariana Pimentel, neste mês, tão importante para os gaúchos. Na continuidade, na condição de Presidente da Câmara de Vereadores e Patrão do CTG Juca Neves, Iago Lima, falou da importância da cultura gaúcha para a comunidade tradicionalista de Mariana Pimentel, agradecendo ao Patrão da ACCC, pela parceria e por incluir o município no roteiro da Chama. O Vice-prefeito, Betinho Golanski agradeceu pela vinda da ACCC, cavalarianos, piquetes e toda comunidade que participa dos eventos, enfatizando que enquanto gestão, as portas estarão abertas para a Cultura Gaúcha Tradicionalista. Encerrando o momento solene, o Prefeito Renato Gonczoroski, cumprimentou e agradeceu a todos pela presença, cavalarianos, piquetes, CTG, Brigada Militar e público presente, reiterando a disponibilidade da Gestão para as celebrações tradicionalistas e agradeceu pela vinda da ACCC, que mais uma vez veio trazer a Centelha da Chama Crioula para Mariana Pimentel.
A Centelha da Chama Crioula da primeira Região Tradicionalista foi gerada na trincheira de Tarumã em Viamão, com a junção da Chama do Milênio de Guaíba. Os cavalarianos permanecem no município nesta noite e continuam o trajeto nesta terça-feira.