ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


A pedido do município 12º CRE envia equipe técnica para verificar situação de rede de energia elétrica na Gonçalves LêdoA pedido do município 12º CRE envia equipe técnica para verificar situação de rede de energia elétrica na Gonçalves Lêdo

Publicado em 18/05/2020, Por Assessoria de Imprensa

Na manhã desta segunda (18), município e estado estiveram juntos para falar sobre a situação da rede elétrica e abastecimento de energia das Escolas, Municipal João Ziulkoski Filho e Estadual, Gonçalves Lêdo. A visita se deu em função da solicitação do município que esteve em comitiva na 12ª CRE, na última quinta (14) e solicitou a regularização da situação.

Atualmente, as duas escolas construídas no terreno do município são abastecidas por uma única rede, conta de energia paga pelo estado, parceria que ocorre há muitos anos. Em 2019, o município realizou obras de instalação de redes elétricas novas, em cada escola, e no final do ano instalou um aparelho de ar condicionado em cada sala, seguindo todas as normas de segurança e exigências. Porém, a falta de manutenção e irregularidades na rede elétrica da Gonçalves Lêdo começou a causar preocupações para as duas esferas que, atendidas pela mesma rede começaram a ter problemas elétricos. Também contribui para a situação, problemas externos que já foram pautados com a CEEE.

Atualmente, um único transformador, atende as duas escolas, demais casas e comércios da rua, situação que pode causar sobrecarga, quedas de luz, princípios de incêndio e perda de materiais, além de claro, risco para os alunos.

 

#O que diz o #Estado?

A vice-diretora da Escola Elizandra Magagna que acompanhou a visita nesta segunda conta que desde 2013, a pauta da separação da rede elétrica já foi apresentada, bem como a solicitação de reforma da rede elétrica também já foi solicitada ao Estado, a equipe da Gonçalves Lêdo quer a resolução do problema, separando as redes.

 

A equipe técnica Jurandir Motta, eng. Civil, Dirk de Werk , Arquiteto da 12ª Coordenadoria Regional de Obras CROP, visitaram o espaço, detectaram os problemas na rede do Estado e informaram que a situação será relatada em um relatório de visita, porém é necessário que a direção da escola entre com um processo de pedido de urgência para realização de um projeto de rede elétrica. Os técnicos explicaram que projetos desta natureza podem ser realizados apenas por especialistas e o estado possui apenas 3 engenheiros elétricos para atender todos os municípios do RS, o que pode acarretar em morosidade na solicitação. O formador do NTE, Leandro Barbosa de Souza da 12ª CRE, que acompanhou os técnicos falou que projetos desta natureza precisam de bastante atenção e que a 12ª CRE atendendo ao pedido do município veio prontamente verificar a situação.

#O que diz o #município?

O município quer a resolução do problema, e também já fez inúmeras tentativas de separar as redes, entendendo que é necessário se pensar na segurança dos alunos e no cuidado com o patrimônio público, por este motivo se dispôs a ir até a 12ª CRE solicitar a visita técnica para detecção dos problemas que são de natureza do estado, já que o município está com suas instalações de rede novas, conforme exigido por lei. Também se dispôs a fazer as instalações necessárias para que o município tenha sua própria rede de energia separada do Estado, o que implica na melhora do fornecimento de energia para as duas escolas. O município também se prontificou a auxiliar a direção da Gonçalves Lêdo na montagem da solicitação, colocando a SMEC, a Procuradoria Geral e o Gabinete do Prefeito à disposição e como parceiros nesta empreitada que implica em melhorias para as duas partes.

- Nós estamos disponíveis para auxiliar o estado e queremos ajudar a resolver esta situação, pensando no que seja melhor para nossos alunos, que são filhos de Mariana, falou o chefe de Gabinete. Recepcionaram os técnicos, a Coordenadora de Educação e Cultura, Caroline Dombrowski, chefe de gabinete, Gabriel Bolzan, Diretora da João Ziulkoski Filho, Anelise Laux e arquiteto do município, Leonardo Canto.

O município vai continuar insistindo nesta pauta e acompanhando o caso também na 12ª CRE, entendendo que assim como o município, o estado quer o bem estar dos alunos.

Link da matéria da visita da comitiva a 12ª CRE, na quinta (14)

https://www.marianapimentel.rs.gov.br/pg.php?area=NOTICIASVER&id_noticia=262





Compartilhar: FACEBOOK