ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


Parcerias Município e Estado pautadas na 12ª CRE

Publicado em 14/05/2020, Por Assessoria de Imprensa

Na manhã desta quinta (14) vice prefeito, chefe de gabinete e a técnica em contabilidade estiveram na 12ª Coordenadoria Regional de Educação – 12º CRE,em Guaíba, onde foram recebidos pela Coordenadora Vera Lucia da Silva Almeida para tratar de pautas importantes como o retorno das aulas, situação da parceria entre estado e município através do programa PNATE, possibilidade de retorno das aulas e a questão da rede elétrica e fornecimento de energia para às escolas João Ziulkoski e Gonçalves Ledo.

#PNATE/Prestação de Contas – Anualmente o município recebe através do estado, dez parcelas do programa PNATE Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, para manutenção dos veículos, em contrapartida realiza o transporte dos alunos do estado para a Escola Estadual de Ensino Médio, Gonçalves Lêdo, no centro de Mariana Pimentel. A prestação de contas é entregue para o Estado. No ano de 2019, o município identificou que duas parcelas, das dez, não foram repassadas ao município, valor total das duas R$ 40.395,06, a situação foi também identificada pela CRE que já solicitou o pagamento que deve entrar aos cofres públicos na próxima semana, recurso que só pode ser utilizado para esta finalidade.

#Retorno das aulas – Outra questão que vem preocupando os gestores é a possibilidade do retorno das aulas, a administração municipal preocupada com a segurança dos alunos, familiares e comunidade escolar esta apreensiva com esta possibilidade, por enquanto não foi divulgado ou decretado nada pelo Estado, porém o município entende que o retorno das aulas deve ser feito em uma situação segura para todos. O contágio ainda é alto e os números de casos aumentam todos os dias, o município não acredita que este seja o momento correto para isso.

#Rede Elétrica e Fornecimento de Energia – Por muitos anos, município e estado possuem uma parceria, onde a Escola Estadual Gonçalves Lêdo que fica instalada no terreno do Município, e o Estado em contrapartida é responsável pelo fornecimento de energia para a Escola municipal João Ziulkoski Filho, situada no mesmo terreno. Com a intenção de regularizar a situação o município buscou o estado para ver o que pode ser feito sem que o estado seja prejudicado, já que, o município instalou rede elétrica nova na escola João Ziulkoski e também equipou todas as salas com aparelhos de ar condicionado. A Coordenadora da CRE, afirmou que entende a situação e nos próximos dias um engenheiro do estado será enviado para avaliar a situação da rede elétrica da escola estadual para que novas medidas sejam adotadas.

A comitiva agradeceu a Coordenadora da 12ª CRE pela recepção mesmo em expediente interno, entendendo as necessidades do município e pelos tantos anos de parceria e bom relacionamento entre estado e município. Para o município, neste momento, o mais importante é a segurança dos alunos e comunidade, para tanto, é necessário a colaboração de todos cumprindo às recomendações para combater e evitar a proliferação do vírus.





Compartilhar: FACEBOOK