ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


Diagnóstico e Encaminhamentos

Publicado em 23/03/2020, Por Assessoria de Imprensa

Todos os dias estamos atualizando a comunidade sobre a situação de Pandemia do COVID-19, porém com o passar dos dias, vimos que muitos Marianenses estão em dúvidas com relação ao diagnóstico e cuidados. Pensando nisso vamos falar um pouco sobre a situação, seguindo orientações dos órgãos e instituições de saúde, OMS, MS e Secretaria de Estado do RS.

Quando eu posso me considerar um caso Suspeito

Sabemos que os sintomas do Coronavírus são similares aos de uma gripe, então se eu tenho tosse, febre e dificuldades para respirar posso estar com o Coronavírus? 

Não, existem critérios para que as pessoas possam se tornar casos suspeitos.

Situação 1 - Viajantes: Pessoas que estiveram em países com transmissão sustentada ou cidades ou comunidades com focos de transmissão a partir de 1º de março. Exemplo: Eua, Europa, Ásia e cidades brasileiras, como São Paulo, Rio, Porto Alegre, e claro, apresentarem os sintomas.

Situação 2 – Contato próximo ou Domiciliar: Pessoas que estiveram em contato próximo com casos confirmados ou suspeitos, no mesmo local a contar de 1º de março.

🗣️Lembrando que é considerado Febre, acima de 37,8 °C 🤒🤧

Como proceder se me enquadro nestas situações?

Primeiro passo, fazer contato com os profissionais da Unidade Básica de Saúde pelos números:☎️ (51) 34956175☎️ – UBS Mariana 📱(51) 980442649📱 – Secretário de Saúde

Após atendimento pelos profissionais que estão aptos para realizar o teste, o procedimento inicial é o isolamento e o monitoramento. Após ter confirmado positivo, o diagnosticado, em situação leve, será acompanhado pelos profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS), em Mariana, profissionais da UBS e encaminhado para isolamento domiciliar.

Quando o paciente será encaminhado para o Hospital? 

Somente serão encaminhados para um dos Hospitais de Referência – Conceição, Clínicas (Porto Alegre) e Universitário em Canoas, em situação grave, caso contrário, o recomendado é permanecer em isolamento domiciliar.

🗣️Outros casos

Casos que necessitem de atendimento hospitalar, não enquadrados no Coronavírus deverão ser avaliados pelos profissionais, às referências permanecem as mesmas, porém com formas de recebimento distintas.

Lembrando sempre que neste momento o melhor é a PREVENÇÃO – FIQUE EM CASA!

#coronavirus #prevenção





Compartilhar: FACEBOOK