ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


Atenção Primária em Saúde (APS) é tema de palestra para técnicos em SaúdeAtenção Primária em Saúde (APS) é tema de palestra para técnicos em Saúde

Publicado em 15/01/2020, Por Assessoria de Imprensa

Com a presença de 12 municípios, aproximadamente 50 participantes, aconteceu na manhã desta terça (14) no Farol do Saber uma palestra sobre as Novas Políticas para Atenção Básica em Saúde do Ministério da Saúde/Governo Federal. Como convidados os palestrantes, Diretor do Programa Saúde da Família do Governo Federal, professor dr., Otávio Pereira D’Avila e a técnica do núcleo de desenvolvimento social da CNM, professora dra. Carla Albert.

Para recepcionar os convidados o secretário de saúde, Willian Bender, o representante da 2º Coordenadoria Regional de Saúde, Sergio Bratkwoski, o vereador Gabriel Bolzan, representando o legislativo e o prefeito Renato Gonczoroski fizeram a abertura agradecendo aos profissionais presentes destacando a importância de eventos de capacitação e a possibilidade do compartilhamento de informações técnicas que auxiliam os municípios no desenvolvimento de políticas públicas em saúde. Enfatizando a presença dos profissionais convidados que mesmo em seu período de férias aceitaram o convite da Administração Municipal.

- Agradecemos a presença dos municípios, os nossos servidores aqui presentes, nossos palestrantes, comunidade interessada e autoridades que vieram prestigiar e participar do evento, esperamos que os aprendizados de hoje se revertam em ações de desenvolvimento para os nossos municípios, agradeceu o prefeito.

Otávio em aproximadamente 1h30 discorreu sobre as mudanças implantadas pelo Ministério que foram discutidas com mais de oito mil gestores de todo o Brasil e também com entidades como a CNM, reforçando a importância da utilização do sistema E-SUS para alcançar os percentuais para o cadastro de usuários, segundo ele, foram elaboradas metas atingíveis que vão auxiliar o Ministério a ter uma base cada vez maior de gastos com Atenção Primária. Falou sobre o ineditismo de cruzamento de dados entre Ministério da Saúde, Cidadania e Economia para obter percentuais mais aproximados do número de usuários, exemplo, usuários em situação da vulnerabilidade, no caso do Ministério da Cidadania.

Na segunda parte, a técnica da CNM Carla Albert falou sobre o uso dos sistemas de cadastramento para os profissionais da saúde, importância da alimentação para obter os índices para cálculo e repasses, apresentou legislações e formas de usos de recursos, exemplo recursos da Vigilância em Saúde que podem ser utilizados para diversas ações, exemplos, ações em Saúde Mental, como Setembro Amarelo mês de prevenção ao suicídio, também enfatizou a importância de estabelecer uma comunicação efetiva com os usuários fazendo uso de ferramentas e profissionais de comunicação dos municípios para estabelecer planos de comunicação que atinjam o maior número de usuários.

A iniciativa do evento foi do vereador Gabriel Bolzan junto ao Contador, Fabrício Falconi e do secretário de Saúde Willian Bender pensando em trazer para Mariana eventos em prevenção e promoção em saúde. Participaram do evento os municípios: Mariana Pimentel, Barão do Triunfo, Sertão Santana, Nova Santa Rita, Arambaré, Minas do Leão, Eldorado do Sul, Arroio dos Ratos, Sentinela do Sul, Tapes e Dom Feliciano. Os profissionais presentes elogiaram a iniciativa do município em trazer técnicos para debater políticas públicas em saúde e agradeceram a oportunidade de troca e aprendizado. O secretário de Saúde agradeceu os presentes e lembrou que saúde se faz de forma coletiva enaltecendo o trabalho da Equipe da Secretaria de Saúde Municipal.

Colaboração nas fotos: Hábio de Souza





Compartilhar: FACEBOOK